PENSO, LOGO FALO INGLÊS

domingo, 21 de julho de 2019

O INGLÊS E OS BRASILEIROS

O INGLÊS E OS BRASILEIROS

 Eu ainda me lembro da primeira propaganda de uma série falando sobre o orgulho de ser brasileiro. O então jogador Ronaldo Fenômeno protagonizou, e foi muito bem apropriado; pois ele tinha acabado de sofrer uma contusão seríssima e havia superado. A frase: “Sou brasileiro e não desisto nunca” funciona para nós em um monte de situações; mas acho que para línguas apenas a minoria faz valer a frase. Já houve quem pesquisasse e descobrisse que o brasileiro tem um interesse muito baixo para aprender línguas. É cultural!
E constatei isso na prática com a chegado dos haitianos ao Brasil. Na minha comunidade fiz muitas amizades haitianas. Isso por que queria melhorar meu francês. Eu e alguns deles propomos uma parceria de seis meses para ensinar francês a brasileiros e eles aprenderiam português na contrapartida. Resultado: muitos entusiastas, mas poucos estudantes; e menos concluintes ainda. É Brasil, é cultura!
O inglês é uma língua franca e todos devem estudar e aprender como se fosse sua própria língua, pois ele não é uma língua de um país, mas do mundo. O brasileiro até tenta, mas desiste até o terceiro mês. Geralmente são as crianças que conseguem concluir cursos e mais cursos. Isso porque muitas vezes são os pais que as obrigam. Defeito ou virtude quando vira cultura; é cruel. Não desista da sua caminhada com a língua inglesa.
Somos mais de 200 milhões de pessoas e a taxa de pessoas que são competentes em inglês é baixíssima. Já li várias estatísticas e todas elas apontam um número baixo de brasileiro falante de inglês. Não chega a 10% da população. E essa cultura de não levar a sério o estudo de um idioma é enigmático para mim, pois há mais de 150 línguas indígenas ao lado do português aqui no Brasil. Sua missão é engrossar a estatística dos que falam inglês com competência.
Para nós que somos amantes das línguas há um desafio muito grande: quebrar essa cultura. Encontro amigos me dizendo que eu perco muito tempo estudando línguas. Você provavelmente também já encontrou alguém te falando o mesmo. Mas o que está do nosso lado é a paixão. É claro que o brasileiro fica encantado quando encontra outro brasileiro que fale uma ou mais línguas estrangeiras, mas poucos conterrâneos querem pagar o preço de se aprender língua estrangeira. Sejam quais forem as línguas que você esteja estudando; o inglês tem que fazer parte da lista.
Graças a Deus que com o surgimento da internet milhões de brasileiros estão quebrando essa cultura. Hoje temos o recurso das mídias sociais que agrupam os apaixonados por línguas. E o ensino barateou e até gratificou. Esses fenômenos são responsáveis diretos por estar derrubando a cultura do brasileiro de não levar a sério o aprendizado de línguas.
São dezenas de professores na internet que tem excelentes materiais e vídeo-aulas; tudo gratuito. E os atendimentos e materiais pagos são para todos os gostos. Isso é bom para a cultura! Isso é bom para a elevação do pensamento crítico. Isso é bom para a comunicação entre as pessoas num mundo globalizado e instantâneo em que parar para traduzir no Google é perca de tempo.
Amigo, amiga; você tem um diferencial no seu currículo: falar outras línguas. Isso deve te orgulhar! Quero terminar com um pensamento que li alguns anos atrás: VOCÊ VALE PELO TANTO DE LÍNGUAS QUE VOCÊ FALA. Isto é; você é um homem e fala 5 línguas, então você vale por 5 homens. Avante na caminhada de ser poliglota!

Nenhum comentário:

Postar um comentário