PENSO, LOGO FALO INGLÊS

segunda-feira, 21 de outubro de 2019

APRENDER INGLÊS DORMINDO - VERDADE OU MITO?


APRENDER INGLÊS DORMINDO – VERDADE OU MITO?
Temos visto no YouTube muitos vídeos com o tema: “aprenda inglês dormindo”; “durma e aprenda” e coisa do tipo. Há muitas pessoas que acham que isso é ‘treta’. Outras pessoas acreditam que é verdade sim. Mas o que as pesquisas dizem sobre isso? Seria verdade ou mito? Quero te despertar para olhar para a questão de forma correta.
Embora seja criticado por muitos como pseudociência, há pessoas pesquisando sobre o assunto. Há especialistas pesquisando sobre o tema em universidades pelo mundo. Por exemplo, lá em Berna, Suíça, a universidade de lá, já chegou a conclusões interessantes. A pesquisa diz que canais de nosso cérebro ficam abertos durante o sono. A área da linguagem e o hipocampo são ativados durante o sono.  Significa que podemos aprender um monte de coisas dormindo.
Isso é uma boa notícia. Mas outros artigos dizem que durante o sono podemos aprender muitas coisas, mas as línguas não estão entre elas; como dizem muitos estudiosos. A minha experiência me dá certa base para afirmar que há aspectos da língua que são favorecidos enquanto dormimos se proporcionarmos isso durante o sono.
Eu gostava, como ainda gosto, de rádio. Adoro rádio e das frequências das ondas curtas. Quando eu estava aprendendo inglês, gostava de ouvir programas em inglês dos rádios da Reino Unido e Estados Unidos. A BBC domina as ondas curtas. Aprendi muito! Um dado interessante que percebi foi que interiorizei a musicalidade e a fonética da língua com muita facilidade. E também não tive dificuldade em aprender vocabulário, uma vez que sou péssimo em memorização. Esses dois aspectos me fazem acreditar fortemente que há sim aprendizado de inglês durante o sono. Falo isso porque o rádio ficava ligado a noite toda. E olha que não era programa direcionado ao estudo dividido em níveis. Era algo aleatório, coisas da fala mesmo; das notícias.
Depois de estudar linguística na faculdade de Letras, percebo que o aprendizado de línguas durante o sono pode ser possível para alguns aspectos. Não funciona para uma aprendizagem acurada, mas para uma aprendizagem difusa, em segundo plano. Isso é comum na vida infantil. E isso diz respeito à gravação de modelos subconscientes, isto é, um preparo do consciente e do subconsciente para a nova língua. A sua mente é munida dos aspectos sonoro da língua que basilar para o domínio dos demais aspectos do idioma. Estudos dizem que o sono é crucial para formar a memória longa.
Os estudos mostram que aprender enquanto dorme é mais fato que ficção. Daí, bom seria você se beneficiar dessa grande ferramenta para se aprender o inglês. Pegue vídeos direcionados e pratique o escutar enquanto dorme. Certamente duas coisas vão acontecer: você vai internalizar o universo sonoro da língua, e preparar a mente para aprender vocabulários na memória longa. Se você é péssimo em fonologia e morfologia; está aí algo que vai te ajudar grandiosamente.
Adeus dificuldade! Pratique e seja feliz na aprendizagem do inglês. (Se você gostou do texto, tenho livros publicados que vai te orientar na hora de aprender inglês, espanhol, francês, alemão... ou outra língua qualquer. Entre aqui!
Até a próxima pessoal!


Um comentário: