PENSO, LOGO FALO INGLÊS

domingo, 14 de julho de 2019

INGLÊS – POR QUE ESTUDAR A GRAMÁTICA?

INGLÊS – POR QUE ESTUDAR A GRAMÁTICA?
Certamente você já ouviu professores falarem que é inútil estudar gramática. E certamente você já viu que é. Quando não se sabe fazer a coisa; essa coisa fica inútil. Mesmo aquelas coisas que são úteis, quando não se sabe o que, como, para que e etc, torna-se inútil. Até a descrença ataca. Gramática não é inútil e nunca será. Os professores que demonizam a gramática certamente não aprenderam a sua utilidade e eficácia. Talvez nem o que é realmente gramática.
Sou amante da gramática. Passo horas e horas estudando e analisando seus pormenores. E estudo gramática de várias línguas por motivos de paixão e exercício de pensamento. A gramática é um meio de exercício filosófico por excelência. Não é só matemática, filosofia, sociologia... que nos permitem movimentar logicamente os neurônios, não. A gramática é pensante por natureza.
E por que estudar a gramática? Primeiro deixe-me falar da etimologia dessa palavra. GRAMÁTICA vem do grego GRAMMATIKE TEKHNE e tem relação com GRAPHEIN (escrever); GRAMMA é letra. Então gramática seria a “técnica das letras; arte das letras”. Mas para que estudar gramática? Simples! Para tornarmos donos do nosso próprio discurso e termos controle do que pensamos e dizemos. Para ampliar a capacidade comunicativa na oralidade e escrita. Para penetrarmos em todas as camadas do pensamento existentes na sociedade. Para sermos capazes de expressar ideias com profundida e entender as expressividades dos outros, seja quaisquer que forem as matizes. Para termos capacidade de percepção das intenções dos outros discursos, seja ele falado ou escrito; a isso se inclui a literatura.
Gosto de fazer apenas duas distinções de gramática – a do povo e a dos especialistas. A gramática do povo (a descritiva) é negada e rechaçada, pois é taxada de língua inculta. A gramática dos especialistas (a prescritiva) é exaltada e imposta, pois é taxada de língua culta. O problema é que os professores querem que os alunos estudem só a gramática dos especialistas, e esqueçam da do povo. Isso é muito negativo, pois é o povo que encontramos na vida real o tempo todo. O certo é ficarmos cientes e analistas de ambas. Principalmente em se tratando da língua estrangeira. Pessoas sofrem quando saem das escolas de idiomas e se encontram com nativos porque os professores ignoram o fato das duas gramáticas.
Todas as línguas tem esse negócio de língua do povo e língua dos especialistas. Pois a tarefa que quero deixar para vocês essa semana é: ‘vá no YouTube e busque por pessoas nativas que estejam falando um inglês do povão’. Um bom começo é você escutar os negros americanos. Fiz uma vídeo-aula sobre isso no meu canal do YouTube.
Sempre a mesma história... poderíamos escrever dezenas de páginas... Mas vamos ficando por aqui. Estudar uma língua é difícil mesmo, mas você precisa ser persistente. Não desista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário