PENSO, LOGO FALO INGLÊS

domingo, 7 de julho de 2019

LER FAZ BEM NO APRENDIZADO DE INGLÊS

Por que nós brasileiros não gostamos de ler? Não é difícil responder essa pergunta. Ou você acha que é? Os filhos fazem o que os pais fazem. Se os pais não gostam, automaticamente os filhos não gostarão. E assim, gerações vão sendo formadas; gerações de não leitores. E para mudar isso? Será preciso esperar desaparecer uma geração enquanto se educa outra. É por isso que essa técnica não funciona para muita gente. Mas vamos lá!
Ler te conecta no ritmo da língua. Se está lendo em português, você ganhará ritmo na estrutura estabelecida em português. Se está lendo em inglês, da mesma forma incorporará a estrutura consagrada em inglês. Se está lendo em qualquer língua, idem. Só quero te lembrar que toda língua tem estrutura estabelecida pelos estudiosos e estrutura estabelecida pelo falante que tende a discordar da primeira. Essa tensão entre as duas é que mantem o equilíbrio. É por isso que não devemos nem criticar os especialista da língua, nem os falantes da língua. E infelizmente há milhões de críticos de ambas.
Nós temos vários tipos de leitura. Como já escrevi: ‘você pode fazer uma leitura audiovisual que é acompanhar um texto narrado. Ou você pode fazer uma leitura silenciosa para engrenar suas estruturas pensantes. Ou você pode fazer uma leitura em voz alta, que é a mais recomendada pelo motivo de você sincronizar boca, pensamento, som. Ou você pode praticar tudo isso. Lembre-se, é uma atividade que não tem fim; então, trate de sempre ter um bom livro às mãos’. Pois bem, trate de praticar sempre a leitura em voz alta. E te falo o porquê.
Ao falarmos nossa própria língua, o português, tudo é automático. Nosso subconsciente executa tudo sozinho. O consciente não precisa se preocupar com nada, exceto uma coisa – a ideia que está sendo desenvolvida. E você transportar isso para o inglês ou qualquer língua que esteja estudando; vai precisar de um único exercício – ler em voz alta. Ao se fazer isso seu boca, pensamento, e som (musicalidade da língua) vão ser sincronizada igual é na nossa língua nativa. Você pode ser um excelente ouvinte em inglês, mas no dia que for falar vai travar, caso não tenha sincronizado os outputs. Você pode me dizer: mas eu posso exercitar falando sozinho? Pode, mas se não internalizar a gramática (depois falo mais sobre isso), será um trabalho em vão.
Sua tarefa é ler em voz alta. Tente dá vida a sua leitura. Se estiver lendo um poema, declame. Se estiver lendo um romance, dramatize. Se estiver lendo notícia, narre ou coisa e tal. Se estiver lendo um sermão, dê o tom de sermão; e etc. Dê colorido em sua voz ao ler em voz alta. Isso vai permitir a você ganhar naturalidade quando for falar a língua.
Poderíamos conversar mais... porém... seu tempo é ouro. Mãos à obra! Fique com Deus e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário