PENSO, LOGO FALO INGLÊS

domingo, 16 de junho de 2019

COM A LEITURA SE APRENDE INGLÊS

 Livros têm histórias emocionantes. Cada um de nós já tivemos uma história para contar de como o livro nos livrou de ignorância e apontou caminhos de sucesso. O livro não tem prazo de validade, isto é, ninguém consegue prever o fim do livro. Pode surgir o que surgir de novidade tecnológica ou não. É claro que o número de amantes de livro pode aumentar ou diminuir, mas nunca sumir. Hoje quero que você alie aos dois sentimentos, paixão e convicção, que falamos no newsletter #02, e que eu chamaria de valores; a estratégica livresca para se tornar poderoso na língua inglesa.
Você se lembra da frase em destaque da última Newsletter? Se não; vou te lembrar: se tem um sonho, monte sua estratégia para alcançá-lo. Essa estratégia que ora proponho é uma sugestão! Quero adiantar que é poderosa em turbinar seu cérebro com relação à língua inglesa. Sei que tem muita gente que não gosta de ler, mas para esses; só lamento, pois essa estratégia não vai funcionar para quem é inimigo da leitura.
Ler faz bem... enriquece o vocabulário, aumenta os conhecimentos, melhora a cultura, estimula a criatividade e a memória, melhora a escrita e a fala, potencializa argumentos. Ler só faz bem, quando se lê ótimos conteúdos. Escolha um assunto rico de seu interesse e enriqueça.
Não precisa ler o que não gosta. Não precisa ler livros chatos. Não precisa ler livros antigos. E aliás, para você se emponderar na língua inglesa através dos livros, o ideal é fazer uma mescla de vários assuntos e de várias épocas. Mas se você não está a fim disso, leia pelo menos o que te interessa. Há uma gama variada de livros gratuitos na internet para se ler online ou baixar. A minha orientação é que você comece a ler livros infantis, passe para o adolescente, jovem e chegue aos assuntos adultos. A complexidade da língua vai aumentando a medida que se muda o público alvo.
Ao se ler, seu cérebro vai familiarizando com a estrutura da língua alvo que quando você se perceber já estará pensando no assunto e não em estrutura ou vocabulário. Isso é o que te leva para a tão sonhada fase do pensar na língua alvo. É igual dirigir; de tanto você fazer aqueles movimentos repetitivos que em pouco tempo vai tudo para o automático e sua atenção se volta só para o que acontece na rua.
A estratégia que quero que você siga é ler. E você pode fazer uma leitura audiovisual que é acompanhar um texto narrado. Ou você pode fazer uma leitura silenciosa para engrenar suas estruturas pensantes. Ou você pode fazer uma leitura em voz alta, que é a mais recomendada pelo motivo de você sincronizar boca, pensamento, som (depois eu fala mais sobre isso). Ou você pode praticar tudo isso. Lembre-se, é uma atividade que não tem fim; então, trate de sempre ter um bom livro às mãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário