PENSO, LOGO FALO INGLÊS

quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

COMO EXPANDIR SUA COMPETÊNCIA NA LÍNGUA INGLESA

COMO EXPANDIR SUA COMPETÊNCIA NA LÍNGUA INGLESA
Um dia um aluno meu me perguntou o significa de SUMMON e eu não soube responder. Tive que recorrer ao dicionário. Ele me questionou se eu sabia ou não inglês. Eu, imediatamente, perguntei a ele o significado de ACHACAR. Ele não soube me responder. E eu, claro, questionei-o se ele sabia ou não português. Somos limitados até em nossa língua nativa. Fique sabendo disso!
As pessoas conscientes de seus limites tem a capacidade de superá-los. Saber do que é capaz e do que não é faz toda a diferença na hora de falar uma língua estrangeira. Uma coisa é eu não saber e achar que sei; outra coisa é saber realmente que não sei. Uma pergunta que você deve fazer para si é: Quais são os meus limites na língua inglesa? Outra pergunta igualmente importante é: Como superar os meus limites? Vamos tentar ajudá-lo respondendo estas duas perguntas.
Você precisa aprender a se olhar de forma crítica. Ao fazer isso tente trilhar por essas diretrizes:
a)   Não dá para ser uma pessoa culturalmente medíocre em português e querer ser boa em inglês.
b)   É impossível conhecer bem a organização falante da língua inglesa (estrutura do inglês), se você não domina a variedade padrão do português; sua língua nativa.
c)   Se você conhece mais ou menos a variedade padrão do português, assim será em inglês; mas se conhecer profundamente a norma culta do português, isso te habilitará a dominar a estrutura do inglês (inglês padrão).
Fique sabendo uma coisa valiosa: você não entenderá assuntos que não está familiarizado na sua língua nativa. Isso acontece mesmo quando se tem fluência em inglês. Por exemplo, você ficará boiando quando participar de um assunto voltado a matemática, caso você seja um zero à esquerda em matemática. E assim sucessivamente em medicina, física, direito, etc. Caso você queira expandir um assunto desconhecido, irá começar do zero. Isso significa que você a todo momento vai dizer WHAT IS THIS? WHAT DO YOU MEAN? EXPLAIN IN OTHER WORD, PLEASE. Além de usar dicionário especializado, você terá que se reinventar, dominar a estrutura pensante do inglês para enriquecer culturalmente nesse idioma. Claro, ninguém sabe de tudo, mas podemos aprender o tempo todo. Tenha consciência disso.
O melhor professor não consegue ajudar ninguém; a menos que esse alguém queira aprender, sacrifica-se para aprender, tenha persistência para aprender e trabalhe para aprender. Responda essas perguntas para você mesmo:
Ø Você quer realmente aprender inglês ou é apenas uma onda?
Ø Está dedicando tempo diário para aprender o inglês? Quanto tempo? Mudou seus hábitos?
Ø Já está pensando em desistir? Não tem nem 6 meses e quer parar?
Ø O que você está fazendo de concreto para aprender inglês?
Ø Você tem consciência de tudo isso?

Ter consciência é o primeiro passo para o sucesso na aprendizagem de uma língua estrangeira. Não desista! Você pode aprender o inglês em 30 dias; ou menos. Eu proponho no meu livro (Alfabetização de Inglês para Brasileiros) que você aprenda um aspecto do inglês – a fonética e a fonologia – em apenas 7 dias. Aprender inglês em 7 dias? Sim! Memorizar estrutura do inglês, dominar vocabulário do inglês, ampliar repertórios na língua inglesa, expressar-se com facilidade todo seu pensamento em inglês... isso leva um tempo. Para alguns isso levam 1 ano, 2 anos, 3 anos, 10 anos ou mais; tudo vai depender de sua motivação, consciência e dedicação à língua inglesa. Arrume tempo para aprender ou ampliar o seu inglês. DON’T GIVE UP, PLEASE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário