PENSO, LOGO FALO INGLÊS

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

10 DICAS DE COMO APRENDER INGLÊS SOZINHO

10 DICAS DE COMO APRENDER INGLÊS SOZINHO

Há cursos de inglês para todos os gostos e bolsos. Daquele professor conhecido que cobra apenas uma ajuda de custo, àquele professor gabaritado que só rico consegue custear seus honorários. Em números reais, sem trocadilho, poderíamos dizer que as grandes escolas ou patentes como Wizard, CNA, CCAA, INFLUX, e outras cobram por pacote com monte de coisa inclusa. Daí ninguém consegue parcela por menos de R$ 500,00. Será que um pai de família que ganhe aí seus 3 salários mínimos conseguiria manter seu filho por um ano? Tenho minhas dúvidas quanto a isso. O jeito mesmo é aventurar sozinho de alguma forma. E é sobre isso que vamos falar agora.
DICA NÚMERO 1
A primeira dica é um oferecimento. Nosso canal do YouTube chamado Reis das Línguas está desenvolvendo um curso de gramática voltado ao autodidatismo. Com alguns pressupostos da PNL, queremos ajudar você aprender inglês. É grátis! Inscreva-se, compartilhe, comente, dê likes. Use e abuse das redes sociais que ofereçam aulas grátis. Procure-nos no Facebook também (Reis das Línguas). Há muitas pessoas que dão aula sem profundida só para te forçar a comprar o curso dele. Nós queremos ir a fundo na gramática.
DICA NÚMERO 2
Tenha mentores, professores gratuitos. No YouTube você tem muitas opções. Escolha uns três e acompanhe seus conteúdos. Repita aulas. Entre em contato. Crie vínculos com esse tutor se ele permitir. Espero que o canal Reis das Línguas seja um desses três.
DICA NÚMERO 3
Compre boas gramáticas e bons dicionários, e bons livros que tratem sobre o tema. A escolha de bons materiais de estudo é um divisor de águas. E quem está estudando sozinho precisa escolher matérias autoinstrutivos porque você vai estudar por si mesmo. Compre aqueles que tem explicações mais populares. Se o material estiver numa linguagem técnica não vai te servir. Tome cuidado com isso.
DICA NÚMERO 4
Utilize ferramentas gratuitas disponíveis como o DUOLINGO e outros. O Duolingo vai te dar uma base de palavras e estruturas corrente da língua. As palavras mais usadas, os termos consagrados e outros detalhes estão lá. Eu, quando vou aprender uma nova língua, começo pelo Duolingo. Não tenha pressa em vencer etapas. Aprenda primeiro. Se for preciso, repita o processo para avançar.
DICA NÚMERO 5
Compartilhe o que você aprendeu. Procure grupo de estudantes para aprender e ensinar algo. Sempre sabemos algo que o outro não sabe e vice-versa.
DICA NÚMRO 6
Aprenda a se organizar. Já dizia o filósofo grego Sócrates: ‘conheça a ti mesmo’. Conheça seus pontos fortes e pontos fracos e organize-se para aprender. A aprendizagem de uma língua não é algo isolado e descontínuo não. Devemos sempre está aprendendo. Se você parar; vai esquecer o que aprendeu. Se você nunca parar; vai enriquecer sustentavelmente. Organize-se para estudar sempre alguma coisa sobre o inglês.
DICA NÚMERO 7
Aprenda a internalizar estruturas da língua inglesa. Toda língua tem um frame por onde trilha. E descobrir isso é imprescindível para o estudante. O jeito que nós brasileiros nativos de língua portuguesa pensamos não é o mesmo que os nativos de língua inglesa. E a melhor maneira de naturalizar isso é internalizar as regras gramaticais da língua.
DICA NÚMERO 8
Aprenda a dominar as palavras invariáveis da língua inglesa. Toda língua tem palavras variáveis e invariáveis. E quando memorizamos as formas e funções delas temos leveza para falar e entender a língua. O inglês tem muitas palavras recorrentes que são invariáveis. Por exemplo, os adjetivos, advérbios, preposições, são invariáveis no inglês.
DICA NÚMERO 9
Aprenda a exercitar sozinho. É claro que podemos te ajudar pelos nossos canais (Facebook, YouTube, e blog). Quando aprendemos algo temos que praticar. E como praticar o inglês sozinho? Simples! Fale ao espelho. Grave você falando no celular e depois escute você mesmo para ver sua performance para detectar onde deve melhorar. Leia em voz alta. E existem muitos outros tipos de exercícios. Eu, no meu livro (ALFABETIZAÇÃO DE INGLÊS PARA BRASILEIRO), dou mais dicas e proponho exercícios de domínio do universo sonoro do inglês.
DICA NÚMERO 10
Amplie seu vocabulário para aumentar sua capacidade de expressão falada e ou escrita. Só um vocabulário rico pode nos encher de possibilidades argumentativas ao falar. Ler livros, jornais, revistas e outros acompanhado de bons dicionários é muito produtivo. Anote num caderno as novas palavras que você vai descobrindo. Revisite esse caderno sempre. Em pouco tempo você terá um vocabulário invejável.
Para aprender sozinho você vai precisar de uma dose enorme de motivação. Se você quer, você consegue. Há muita gente por aí e por aqui para te ajudar a aprender essa língua. E você não vai precisar desembolsar R$ 500,00 mensais não. Siga as dicas dos melhores professores que você chegará o mais rápido possível.
Um abraço e até a próxima. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário