PENSO, LOGO FALO INGLÊS

domingo, 29 de abril de 2018

FALAR INGLÊS IGUAL NATIVOS!


FALAR INGLÊS IGUAL NATIVOS | POR QUE COMEÇAR PELA GRAMÁTICA?

O que é língua? É um código lógico em que todos podem dominar. E esse código pode se apresentar de forma diferente no intuito de ampliar a comunicação entre os homens. Outra definição é que língua é um instrumento de comunicação, instrumento este lógico e cheio de regras para possibilitar o ir e vir de mensagens entre pessoas. É um conjunto organizado de elementos sonoros, visuais e táteis a fim de viabilizar a comunicação entre os pares. O inglês, o português, o grego, o árabe, o japonês, o chinês e etc são códigos lógicos em que suas comunidades se comunicam com suas particulares. E cada língua tem suas peculiaridades de pensar e expressar o pensamento; e por isso que ao se falar uma língua não basta apenas decodificar símbolos, deve-se adentrar no mundo das ideias e cultura dos seus nativos. O inglês é uma floresta de culturas distintas, mas dominável facilmente.
Se você bem notou, já temos aqui a razão do porquê começar estudar inglês pela gramática que ela apresenta. Quando eu falo gramática, deve-se fazer uma distinção – há duas gramáticas em toda língua; com exceção das línguas ágrafas. O povo tem uma gramática e os especialistas das línguas tem outra gramática. A gramática descritiva é criada e mantida pela sociedade, pelas pessoas. Suas regras são naturais. Já a gramática prescritiva é criada e mantida pelos especialistas da língua. Suas regras são naturalizadas e fixadas como padrão a ser seguido por todos. A sociedade vive o dilema entre as duas. Uma, muitas vezes, condena a outra. O certo é que deveríamos dominar ambas para podermos nos mover em todos os ambientes. Em inglês temos um exemplo disso.
HAVE YOU FINISHED? (você terminou?) [GRAMÁTICA DOS ESPECIALISTAS
ARE YOU  FINISHED? (você terminou?) [GRAMÁTICA DO POVO]
As crianças e o povão conjugam assim: YOU IS, ao invés de YOU ARE. E assim a vida vai seguindo nos países de língua inglesa.
A questão do sotaque é interessante. Sotaque não é gramática. Há dezenas de dezenas de sotaques de nativos da língua inglesa pelo mundo. Há mais de dez países que tem o inglês como língua oficial e seus falantes são nativos, mas todos estudam, praticam, erram e acertam a mesma gramática. Daí ser interessante dominar a gramática. É ela que te dará recurso de articular pensamento e entender mensagem. Ninguém fala fora da gramática. Ou se fala pela gramática do povo, ou se fala pela gramática dos especialistas. Mas ninguém fala fora dela.
É a gramática que vai organizar o funcionamento da língua. Existe uma ordem lógica para se pôr as palavras. Caso contrário não haverá comunicação. E quando se internaliza essa organização lógica, o falante se padroniza nas articulações das ideias e mensagens. Há uma infinidade de possibilidades dentro da lógica linguística de cada idioma. O inglês tem uma gramática enxuta, fácil de se dominar. Estudar gramática é o caminho para avançar com rapidez nas estruturas da língua; da mais simples a mais complexa estrutura pensante da língua.
Dizem que as crianças tem mais facilidade para aprender uma língua. Mas os adultos tem uma vantagem frente às crianças – eles já são experientes na sua língua nativa, no nosso caso o português. E isso deve ser usado ao nosso favor. O adulto tem mais razão de começar pela gramática que a criança.
Dominar a gramática do inglês significa que você vai descobrir, aprender a organização estrutural do inglês; e exercitar o input e o output. Falar é mais difícil que entender, por isso você deve praticar a saída (output) em abundância. O exercício é tudo. Eu dou uma assessoria quanto aos melhores exercícios no meu livro (CLICK AQUI), e no meu canal (CLICK AQUI).
Sem mais delongas, bom estudo e até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário