PENSO, LOGO FALO INGLÊS

segunda-feira, 30 de abril de 2018

VERBO TO DO | APRENDA TUDO SOBRE O VERBO TO DO


VERBO TO DO | Aprenda tudo sobre ele

A língua inglesa faz parte, nas classificações, das línguas chamadas sintéticas que se opõe as línguas chamadas analíticas. O português é analítico. Língua analítica tem muitas terminações nos seus vocábulos. E, em linhas gerais, a língua sintética não apresenta muitas variações em seus vocábulos. E é isso que faz a língua inglesa ser fácil e palatável.
O verbo TO DO é muito usado pelos seus falantes por razões óbvias e necessárias. Para perguntar, negar e até mesmo afirmar; os falantes do inglês usam o \DO\.  Não se esqueça de um detalhe importante da língua inglesa – a posição das palavras na frase é diferente da posição das palavras em português. Depende das formas e funções de cada uma delas.
Vamos memorizar as formas do verbo TO DO:
DO – DOES – DON’T – DOESN’T – DOING – DID – DIDN’T – DONE
DO = fazer
DID = fez
DONE = feito
DOING = fazendo

Essas são as formas; todas elas. Não existe outra. Memorize a forma e som; pronúncia. Só lembrando que DON’T é DO+NOT, DOESN’T é DOES+NOT e DIDN’T é DID+NOT. Se você quiser ouvir a sonorização dessas palavras, vá lá no meu canal do YOUTUBE Reisdas Línguas!
Já as funções são diversas. Vale apenas sabê-las para usá-las nos momentos certos. Podemos destacar as funções mais usadas e que, se não houver consciência e domínio, o falante pode se dar mal em muitas situações.
1.    FUNÇÃO DE VERBO AUXILIAR
Quando a palavra DO estiver na função de auxílio a outra; não traduzimos. Ela fica sem tradução! Acontece em dois momentos: quando usamos os verbos no presente e no passado. Como assim? Nas três formas (afirmação, interrogação e negação) e nos dois tempos (presente e passado); todos os verbos [COM EXCESSÃO DO BE] precisam de ajuda do DO. O mais complicado é o passado porque o verbo principal que está no passado tem que ficar no presente e o DO é que deve ir para o passado. Isso confunde a cabeça do iniciante. Deve-se praticar muito para se memorizar isso. Veja
PRESENTE
You love Mary. (você ama Maria) (afirmação)
You don’t love Mary. (você não ama Maria) (negação)
Do you love Mary? (você ama Maria) (interrogação)
PASSADO
You loved Mary. (você amou Maria) (afirmação)
You didn’t love Mary. (você não amou Maria) (negação)
Did you love Mary? (você amou Maria) (interrogação)
Qualquer mudança de tempo ou de forma deve acontece no auxiliar e não no verbo principal. Observe as palavras destacadas. Isso acontece com a terceira pessoa do tempo presente. Veja:
HE LOVES MARY. (afirmação)
HE DOESN’T LOVE MARY. (negação)
DOES HE LOVE MARY?. (interrogação)
A palavra ou a ideia, função de HE, SHE e IT obedece essa lógica do auxiliar DO nas perguntas e negações.
Há um fato curioso no inglês coloquial de se usar o auxiliar DO nas afirmações tanto no presente quanto no passado. Isso seria para a tal lei do menor esforço. Então podemos formar, aliás, os nativos do inglês formam o presente de duas formas. Veja:
HE LOVES MARY. (ele ama Maria) (afirmação)
HE DOES LOVE MARY. (ele ama Maria) (afirmação)
YOU LOVED MARY. (você amou Maria) (afirmação)
YOU DID LOVE MARY. (você amou Maria) (afirmação)
Quando forem frases afirmativas, as mudanças formais acontecem ou no verbo principal ou no auxiliar. Memorize e pratique isso
2.    FUNÇÃO DE VERBO PRINCIPAL
A função de verbo principal é um pouco confuso só para o iniciante. Neste momento o DO tem tradução e significa fazer. Muito simples.
PRESENTE
I DO – eu faço
YOU DO – você faz, vocês fazem
HE DOES – ele faz
SHE DOES – ela faz
IT DOES – ele ou ela ou isso faz
WE DO – nós fazemos
THEY DO – eles ou elas fazem
PASSADO
I DID – eu fiz
YOU DID – você fez, vocês fazeram
HE DID – ele fez
SHE DID – ela fez
IT DID – ele ou ela ou isso fez
WE DID – nós fizemos
THEY DID – eles ou elas fizeram
Como todos os verbos, o TO DO, como principal, precisa de ajuda para fazer perguntas e negações. Veja:
DO YOU DO THAT? (Você faz isso?)
YOU DON’T DO THAT. (Você não faz isso.)
YOU DO THAT. (Você faz isso.)
YOU DID THAT. (Você fez isso.)
YOU DIDN’T DO THAT. (Você não fez isso.)
DID YOU DO THAT? (Você fez isso?)
3.    FUNÇÃO DE PALAVRA SUBSTITUTA
A terceira função é simples! Para evitar repetir uma palavra ou um grupo de palavras, o auxiliar DO vai representar a palavra ou as palavras que foram mencionadas antes. Isso acontece muito no Question Tag, frases interrogativas e construções de tendências repetitivas. Veja:
MY FATHER WANTS TO LIVE IN THE COUNTRY, BUT I DON’T. (Meu pai quer morar no país, mas eu não.) [don’t = not to want to live in the country]
DO YOU DRINK WATER? YES, I DO. (Você bebe água? Sim!) [DO = drink water]
Está aí! Boa memorização para se tornar um falante útil do inglês. Não basta falar, tem que ser útil ao se falar! Até a próxima.



Nenhum comentário:

Postar um comentário