PENSO, LOGO FALO INGLÊS

domingo, 21 de outubro de 2018

INGLÊS ARCAICO NO INGLÊS MODERNO


INGLÊS ARCAICO NO INGLÊS MODERNO
O arcaísmo se encontra na modernidade. As línguas tiveram que passar por estágios e sempre encontramos vestígios dos estágios anteriores. Esse é o nosso assunto aqui.
Em inglês, como todas as línguas modernas, encontramos rastros de arcaísmo. Arcaico é um termo que significa antigo, tempo passado; algo do passado. O inglês moderno tem muito arcaísmo. Não é em todo texto que isso acontece. O século XVI foi a época do começo da modernidade da língua inglesa. Quero citar duas fontes ricas em arcaísmo que remontam a transição para a modernidade: a Bíblia do Rei Jaime (King James); e os textos de Shakespeare – o maior escritor inglês. Quem gosta desses dois textos devem aprender o arcaísmo da língua inglesa.
Para começar, vamos observar a tabela a seguir:

Subjective (nominative)
Objective (accusative)
Possessive (genitive)
Verb Ending
Irregular Verbs
1st Person Singular
I
me
my, mine 
none
am
2nd Person Singular
thou
thee
thy, thine
-est
art, hast, dost, shalt, wilt
3rd Person Singular
he, she, it
him, her, it
his, her/hers, its
-eth
is, hath, doth
1st Person Plural
we
us
our, ours
none
are
2nd Person Plural
ye
you
your, yours
none
are
3rd Person Plural
they
them
their, theirs
none
are

Essa tabela nos mostra que antigamente o inglês tinha mudança nas conjugações na segunda e terceira pessoas. Sem entrarmos nos pormenores gramaticais, podemos ver que as terminações mudam. Tanto o verbo regular quanto irregular tinham mudanças aqui e ali. Mas vamos ver seus correspondentes; coisas práticas! Queremos expor apenas a praticidade e aplicabilidade dessa questão.
THOU = YOU (você, tu)
THEE = YOU (a você, a vocês)
THY = YOUR (seu, seus, suas, sua)
YE = YOU (VOCÊS)
ART = ARE (são, somos, estão, estamos...)
HAST = HAVE (tem)
DOST = DO (fazer)
SHALT = SHALL (verbo auxiliar)
WILT = WILL (verbo auxiliar)
Veja esse texto com algumas palavras arcaicas. Na verdade é Gênesis 20:2 em que Deus fala o primeiro mandamento:
“I am the Lord THY God which have brought THEE
out of the Land of Egypt, out of the house of
bondage. THOU SHALT no other gods before me.”
Agora tente trocar as palavras arcaicas por termo modernos. Assim, o texto fica mais compreensível. Isso é o que você deve fazer sempre que for ler algum texto que tenha palavras e|ou termos antigos. É claro que os nativos não dominam isso. A grande maioria não tem acesso a isso. Mas as pessoas letradas devem dominar tal detalhe. Essa questão é igual ao VÓS e suas conjugações em português. Não sabemos conjugar direito os verbos nessa pessoa. Sempre temos que ir ao dicionário e a gramática para poder acertar. Nós, brasileiros, não usamos o VÓS.
Então, não se esqueça de uma coisa – não se preocupe com isso e não se hesite em pegar uma gramática, caso encontre algum termo arcaico. Até a próxima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário